Ferraço afirma que renegociação de dívidas é injusta com Espírito Santo

Da Redação | 22/06/2016, 20h54

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) ressaltou, nesta quarta-feira (22), que o acordo da renegociação da dívida dos estados com a União, anunciado pelo presidente em exercício, Michel Temer, não é vantajoso para o estado do Espírito Santo. Conforme ele explicou, a medida beneficia apenas estados que gastaram mais, enquanto estados pouco endividados como o Espírito Santo acabam sendo prejudicados.

— Esse tipo de negociação premia quem não fez o dever de casa. Do ponto de vista do estado que represento me sinto injustiçado porque os capixabas fizeram o dever de casa, se sacrificaram. Nós poupamos enquanto todos estavam navegando em mar de almirante — protestou.

Ferraço destacou que enquanto o Espírito Santo tem uma dívida de R$ 2,4 bilhões, São Paulo deve quase 100 vezes mais: R$ 221 bilhões. Segundo ele, a disciplina e a responsabilidade do estado, que foram fundamentais para que a dívida não aumentasse, deveriam ser levadas em conta na hora de se fazer um acordo.

— Estou aqui a defender princípios, valores, porque tem gente que acha que dinheiro nasce em árvore e foi por conta disso que nosso país está mergulhado na mais complexa crise econômica — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)