Escolhidos os homenageados com a Comenda Dom Hélder Câmara

Da Redação | 22/06/2016, 17h52

Foram escolhidos nesta quarta-feira (22) os homenageados com a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Criada em 2010, a premiação está em sua 7ª edição e é entregue anualmente pelo Senado a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos.

São cinco agraciados.

Cristina Lopes Afonso. Fisioterapeuta e vereadora de Goiânia. Em 1986, foi vítima de violência doméstica, quando seu ex-marido ateou fogo em seu corpo, motivado por ciúmes. Fundou a Sociedade Brasileira de Queimaduras e realiza trabalhos em prol de pessoas vítimas de queimaduras.

Eunice Paiva. Formada em Direito pela Universidade Mackenzie. Engajou-se em lutas sociais e políticas, como as causas indígenas. É responsável por intervenções na ONU sobre conflito de terras indígenas no Brasil.

Omar Ferri. Advogado, teve a carreira marcada pela luta contra a ditadura e em favor dos direitos humanos. Foi conselheiro e integrante da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RS.

Padre Airton Freire de Lima. Nascido em São José do Egito (PE), é presidente da Fundação Terra, instituição que ajuda 2 mil moradores de comunidades por meio de cursos profissionalizantes e auxílios nas áreas da saúde, educação e moradia. Estudou Filosofia, Teologia e Psicologia, e foi ordenado padre em 1982.

Luciana Lealdina de Araújo (In memorian). Conhecida como "Mãe Preta", nasceu em Porto Alegre. Dedicou-se às crianças negras e, em 1901, fundou o Asilo São Benedito, onde voluntárias negras alfabetizavam e ensinavam habilidades domésticas para meninas carentes. Em 1908, fundou o Orfanato São Benedito. Morreu em 1930, aos 60 anos.

Saiba mais

O nome da premiação é uma homenagem ao bispo católico dom Hélder Câmara, um dos fundadores da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Hélder ficou conhecido pela defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

A escolha dos premiados é feita por um conselho composto por um representante de cada partido político com assento no Senado. A cerimônia de entrega da comenda ainda não tem data marcada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)