Comissão do Senado apura morte de trabalhador rural em Roraima

Da Redação | 22/06/2016, 20h31

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) ouvirá na sexta-feira (24), em Roraima, autoridades e representantes sindicais sobre denúncias de violência no cumprimento de mandados de reintegração de posse na Ocupação Morada de Anjos, localizada em área rural pertencente à Gleba Cauamé. A audiência pública ocorrerá na Universidade Federal de Roraima (UFRR), das 9h às 13h.

O senador Telmário Mota (PDT-RR), autor do requerimento de audiência, aponta  como resultado da ação a morte de um trabalhador por disparo feito por um guarda municipal.

Segundo Telmário, há relatos de que os trabalhadores são diariamente surpreendidos com ação violenta e arbitrária da Guarda Civil Municipal e de fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), que acompanhariam empregados de empresas que se dizem proprietárias da terra ocupada.

— Essas supostas autoridades adentram na comunidade, sem qualquer ordem de serviço ou mandado judicial, permitindo que os “capangas” da imobiliária, armados com facões e arma de fogo, tratores e caçambas, derrubem os barracos dos trabalhadores destruindo seus pertences, sem sequer dar-lhes a menor chance de retirarem nem mesmo seus documentos pessoais, ateando fogo no que resta.

Foram convidados para a audiência pública representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), do programa Terra Legal, da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Roraima (Fetag), do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e das empresas citadas nas denúncias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)