Gleisi critica governo Temer por proposta de limitar gastos orçamentários

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/06/2016, 17h00

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) definiu como “aberração” a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com objetivo de limitar o aumento de gastos do Orçamento, que deve ser apresentada pelo presidente interino Michel Temer. Para ela, a proposta, que limitaria o aumento de gastos ao índice inflacionário, agride a Constituição e os direitos do povo brasileiro ao tornar oficial o calote orçamentário e a redução nos investimentos sociais.

Gleisi ainda questionou os critérios para pôr em prática as novas regras, que, na sua avaliação, fará os aposentados, os mais pobres e os dependentes do SUS pagarem a conta dos juros da dívida. A senadora contrastou a nova PEC com a reivindicação popular nas ruas por mais recursos para saúde e educação, e sublinhou que o programa de governo de Michel Temer nunca teria sido aprovado nas urnas.

— A começar por aqui, nós vamos ter uma tragédia social. Não há economia que melhore numa tragédia social. Se nós tivemos um pouco de melhora na economia deste país, é porque a gente garantiu um mínimo de renda a quem poderia consumir internamente.

Ataque terrorista

Gleisi Hoffmann também condenou o atentado de Orlando, nos Estados Unidos, que, para ela, mostrou a fraqueza e a covardia do terrorismo. Ela criticou a nota do Itamaraty, que citou o atentado sem mencionar o perfil das vítimas. A senadora afirmou que o desprezo a homossexuais não se limita a terroristas, mas a todos que usam a religião para semear o preconceito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)