Requião propõe medidas econômicas e critica soluções de curto prazo

Da Redação e Da Rádio Senado | 31/05/2016, 19h48

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) propôs uma série de medidas para a economia nacional: segundo ele, o Brasil precisa escapar da ilusão das soluções de curto prazo e dos pacotes econômicos que acabam plantando as sementes para a crise seguinte. Requião propõe reduzir significativamente as taxas de juros e transformar a dívida pública em investimento produtivo, além de exercer controle sobre o câmbio e o trânsito de capitais e dar prioridade à estabilidade dos preços como política fiscal.

O senador atacou o que chamou de “obsessão” pelo superávit primário, alertando para os elevados valores pagos em juros. Ao criticar a continuidade dos planos macroeconômicos imediatistas, Roberto Requião disse acreditar que a substituição do pagamento de juros por investimentos produtivos gerará emprego e renda para os brasileiros.

- Cinco dias de pagamento de juros cobrem com sobras o gasto anual para construção de casas populares. Cinco dias. Um minuto corresponde mais que a alocação anual de recursos com a defesa dos direitos humanos e ações afirmativas o ressaltou.

Requião também defendeu uma política externa que priorize a soberania econômica brasileira e a integração latino-americana. Ele chamou atenção para o crescimento dos blocos econômicos da Europa e do leste da Ásia como alternativas ao predomínio dos Estados Unidos e manifestou temor de que o Brasil retorne a uma posição submissa nas relações exteriores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)