Renan Calheiros declara compromisso com a independência entre os Poderes

Da Redação | 31/05/2016, 17h51

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta terça-feira (31) que sempre atuou de forma isenta no cargo, respeitando a independência entre os Poderes da República. Ele também declarou que tem direito a opiniões pessoais, mas ressaltou que elas não interferem em seu trabalho.

— Uma coisa são minhas opiniões. Outra, completamente diferente, é o posicionamento do presidente do Congresso Nacional. Meu papel é respeitar e exercitar a independência dos Poderes. E tenho feito isso em todos os momentos. Levo sempre em consideração a vontade da maioria, mesmo contrariando um ponto de vista pessoal.

Renan enfatizou que não se pode cassar o direito à liberdade de expressão e alertou que numa democracia não se pode cercear opiniões sobre qualquer assunto.

— O povo de Alagoas me elegeu para que eu tenha opinião. Na democracia, a liberdade de expressão não é só para meio de comunicação, é para todos. Não dá para criminalizar ninguém, absolutamente ninguém, porque tem opinião. Isso é, do ponto de vista da democracia, um retrocesso inominável. Uma coisa são as minhas opiniões pessoais, outra coisa, completamente diferente, é o posicionamento do presidente do Congresso Nacional, que leva sempre em consideração a vontade da maioria — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)