Projeto define 2 de dezembro como o Dia Nacional da Astronomia

Tércio Ribas Torres | 25/05/2016, 15h25

A data de 2 de dezembro poderá ser declarada o Dia Nacional da Astronomia. É o que prevê o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 8/2015, pronto para a apreciação no Plenário do Senado. Do ex-deputado Guilherme Campos (DEM-SP), a matéria foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no mês de março, tendo a senadora Regina Sousa (PT-PI) como relatora.

Guilherme Campos ressalta que o dia 2 de dezembro foi escolhido para homenagear a data de nascimento de Dom Pedro II. O imperador foi o responsável por equipar e organizar o Observatório Nacional — criado por seu pai, Dom Pedro I, em 1827. O autor lembra que a paixão de Dom Pedro II pela Astronomia, sua ciência preferida, era amplamente conhecida. O Observatório Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), é encarregado da hora oficial brasileira e desenvolve pesquisas, ministra ensino de graduação e pós-graduação e presta serviços tecnológicos relacionados à Astronomia.

O Dia Nacional da Astronomia já é celebrado em meios acadêmicos e científicos. Mas o autor argumenta que, com o reconhecimento oficial da data, deverão ser realizados eventos e comemorações, como forma de destacar a importância que o país atribui ao desenvolvimento dessa área. Guilherme Campos diz esperar que a celebração colabore com a divulgação da Astronomia como ciência e que um maior número de jovens brasileiros tenha interesse em se engajar na carreira científica da Astronomia.

Para a senadora Regina Sousa, a proposta é justa e meritória, pois pode propiciar a disseminação de informações astronômicas. Ela destaca que “a Astronomia participa de nossas vidas de maneira intensa e inexorável”, e cita que o “suceder dos dias e das noites, a divisão do tempo em horas, minutos e segundos, o calendário com o ano de 365 dias, seus meses e semanas, as estações do ano, as marés, as auroras polares, e até mesmo a vida em nosso planeta — sustentada pela energia que recebemos do Sol — são temas exaustivamente estudados e, às vezes, determinados pela Astronomia”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)