Cristovam defende eleições antecipadas para superar crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/05/2016, 19h08

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) sugeriu a realização de eleições presidenciais antecipadas como forma de superar a crise política e buscar uma saída para os “momentos difíceis” que esperam o Brasil nos próximos meses. Ele avaliou que as revelações de hoje envolvendo o ministro do Planejamento, Romero Jucá, são, para a classe política, uma “surpresa esperada” que revela o esgotamento do modelo de presidencialismo de coalizão. Cristovam disse que o caso respinga no presidente interino Michel Temer, que, conforme sublinhou, tem em seu ministério nomes supostamente envolvidos na Operação Lava Jato.

— O fato de hoje pode ajudar a apressar um encontro mais radical daquilo que a gente precisa: um grande encontro nacional, e, ao meu ver, um caminho é a eleição direta antecipada.

Cristovam Buarque disse que a presidente afastada Dilma Rousseff perdeu a oportunidade de apresentar mais cedo a proposta de antecipação das eleições presidenciais, mas, para ele, Michel Temer poderia tomar essa iniciativa: para o senador, o pleito antecipado consistiria em alívio na atual situação de “tragédia”, e o país não pode ficar muito tempo com dois presidentes da República e dois presidentes da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)