Capiberibe afirma que impeachment agrava crise política

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/05/2016, 19h51

O senador João Capiberibe (PSB-AP) voltou a criticar o processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Ele afirmou que o impeachment é uma opção pelo confronto e agrava a crise econômica e política do país. Segundo o senador, a população já tem receio de ver diminuída a rede de proteção social garantida na Constituição de 1988. Ele também lamentou a opção do Senado em apoiar o processo de impeachment e voltou a defender novas eleições presidenciais.

Capiberibe criticou a condução do governo internino do presidente Michel Temer, e citou o caso de Romero Jucá, que se licenciou do Ministério do Planejamento depois da revelação de uma gravação em que ele pedia um pacto para conter o avanço da operação Lava Jato. Na visão de Capiberibe, Dilma tem sua parcela de culpa pela crise, ao não cumprir as promessas de campanha. Para ele, no entanto, o Congresso precisa fazer uma autocrítica sobre sua atuação diante da crise.

— O Parlamento, a representação política, voltou as costas para os graves problemas da sociedade. Mas o maior responsável por essa crise que nós estamos vivendo é o Parlamento. Porque ao Parlamento cabe a responsabilidade pela fiscalização dos atos do Executivo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)