Aprovado projeto que prevê apoio parlamentar a três roteiros turísticos no Nordeste

Da Redação | 19/05/2016, 16h30

O Plenário aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto de resolução do Senado (PRS) 35/2015, que institui a Frente Parlamentar da Rota das Emoções. A frente defenderá a criação de um roteiro turístico para interligar os Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Jericoacara e o Delta do Parnaíba. A proposta foi apresentada pelos nove senadores do Ceará, Piauí e Maranhão. A matéria vai à promulgação.

O roteiro é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização — 1ª Edição, implementado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Turismo. O projeto reconheceu o potencial da exploração conjunta dos três destinos turísticos e propôs a integração dos três itinerários.

Os defensores da Rota das Emoções avaliam que a criação de uma frente parlamentar certamente constituirá um fórum qualificado, reunindo a força política de líderes da região, que poderão trabalhar de forma integrada nos três estados e junto ao governo federal. Além de discutir, no âmbito do Legislativo, as alterações normativas que impulsionem o seu desenvolvimento, a frente pode vir a se tornar uma instância a que poderiam acorrer todos os setores envolvidos, conjugando esforços para o máximo aproveitamento das oportunidades econômicas das três atrações turísticas.

A proposta já havia sido aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e pela Mesa do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)