Kátia Abreu faz balanço de sua atuação no Ministério da Agricultura

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 20h17

Em seu discurso de retorno à atividade parlamentar, a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) avaliou a atuação que teve como ministra da Agricultura. A senadora afirmou que recebeu de Dilma Rousseff a missão de modernizar o ministério, ainda que fosse necessário quebrar paradigmas e enfrentar corporações.

Kátia Abreu destacou seu esforço de aumentar a eficiência e a transparência e reduzir os custos do Ministério da Agricultura. Segundo ela,  a atuação aproximou-se dos critérios de gestão predominantes na iniciativa privada.

— Eu não me cansei de dizer aos secretários: feche os olhos; quando acordar, de manhã cedo, pense que está indo para a sua empresa, que o dinheiro é seu e que, se der errado, é você que vai quebrar, é você que vai ter de exonerar os seus servidores.

A senadora tocantinense sublinhou o esforço do Ministério da Agricultura para derrubar todos os embargos injustos à carne bovina brasileira, assim reconquistando o mercado de países como Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Arábia Saudita. Kátia Abreu lembrou que, em março deste ano, o agronegócio passou a responder por mais da metade das exportações do Brasil, mas é preciso continuar trabalhando no estabelecimento de acordos comerciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)