Aloysio Nunes Ferreira defende reforma ministerial de Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/05/2016, 20h08

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) rechaçou nesta quarta-feira (18), em Plenário, as críticas feitas à reforma ministerial realizada pelo presidente interino Michel Temer.

— Se a criação de ministérios significasse a resolução dos problemas do Brasil, a presidente Dilma Rousseff, quando tinha 39, teria solucionado todas as dificuldades do país — afirmou.

Ele repudiou nota da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acusa o governo Temer de retrocesso por não ter nenhuma mulher na composição do ministério e pelo fato de as Secretarias da Mulher, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos estarem agora subordinadas ao Ministério da Justiça.

Aloysio Nunes lembrou que, apesar da Secretaria da Mulher ter existido por 13 anos, o índice de assassinatos de mulheres no Brasil aumentou em 20% em números absolutos nesse período. Isso, para ele, significa que as políticas públicas para o combate à violência contra o sexo feminino foram, no mínimo, ineficientes.

O parlamentar também retrucou a acusação de que os programas sociais estejam sendo reduzidos neste governo. E disse que os cortes orçamentários tiveram origem no governo de Dilma Rousseff.

— Quem está criando o maior problema social no Brasil hoje foi o governo que acabou, pelo índice de desemprego que promoveu a partir da ruína da economia brasileira que patrocinou. Logo depois da eleição, o governo cortou recursos que havia prometido para programas de educação, como o Fies, como o Prouni. O Minha Casa Minha Vida, que será mantido pelo governo atual, teve também uma expressiva redução no seu orçamento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)