Paulo Paim lamenta avaliação do Congresso pelo New York Times

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/05/2016, 15h30

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que o Congresso Nacional brasileiro tenha sido apontado como o pior do mundo pelo jornal The New York Times.

Ele disse que, numa reportagem de 3 páginas, o jornal aponta que existem no Congresso Nacional pessoas envolvidas em atividades  ilegais, inclusive tráfico de drogas e pedofilia.

— Esse documento do New York Times é grave e algo tem que ser feito para que a gente permita que o mundo todo considere o congresso brasileiro o número um, o número um por ser o pior do mundo, em último lugar. É de bandido pra cima, o que eles colocam, a partir do circo montado na Câmara de Deputados naquele fatídico dia 17. Eu me neguei a ler a matéria.

Paulo Paim também manifestou solidariedade aos professores do Rio Grande do Sul que, desde esta segunda-feira, estão em greve por aumento salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o senador, a categoria quer o pagamento do piso nacional do magistério mais os reajustes referentes aos anos de 2015 e 2016.

Paim disse ainda estar preocupado com a Medida Provisória do governo Temer que extingue o Ministério da Previdência Social e transfere suas funções e responsabilidades para o Ministério da Fazenda.

Dia contra a homofobia

Paulo Paim também saudou o Dia Internacional contra a Homofobia, a Lesbofobia e a Transfobia comemorado nesta terça-feira, 17 de maio. O dia marca a luta pelo fim da discriminação contra homossexuais, lésbicas e transgêneros.

Segundo Paim, a data faz parte do calendário nacional desde 1990, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação internacional de doenças.

— Desde então o dia se tornou símbolo de luta pelos direitos humanos e pela diversidade. Em épocas que a gente nota que o atual governo não tem essa preocupação do corte da diversidade, o que nos preocupa muito porque aprendemos a respeitar posições diferentes e a diversidade deveria estar na linha de frente de um debate daqueles que têm compromisso com os direitos humanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)