Ana Amélia defende revisão do pacto federativo

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/05/2016, 18h54

Ao registrar a realização de mais uma Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 9 a 12 de maio, a senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou nesta terça-feira (10), em Plenário, uma revisão do pacto federativo que proporcione um compartilhamento mais solidário da arrecadação tributária entre os entes federados. Segundo a parlamentar, os municípios estão pressionados pelo excesso de encargos e enfrentam o desafio cada vez maior de fechar suas contas.

Ana Amélia lembrou que, a cada ano, milhares de prefeitos se reúnem em Brasília clamando por uma agenda que, em sua avaliação, já deveria ter sido resolvida. Ela cobrou ação do Senado para reduzir a dependência dos estados e municípios em relação ao poder central, o que considera uma responsabilidade da Casa diante das consciências e aspirações do povo brasileiro.

— Nós estamos vivendo uma crise federativa sem precedentes, uma desarmonia entre União, estados e municípios. Mas não é por problema dos seus gestores: é pela estrutura que precisa ser revista na composição e na construção de uma engenharia política adequada a esse novo pacto federativo — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)