Indicada para Organização de Aviação Civil Internacional será sabatinada na quinta

Da Redação | 26/04/2016, 07h57

Em reunião marcada para quinta-feira (28), às 10h, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE)  sabatina a diplomata Mitzi Gurgel Valente da Costa, indicada do governo para exercer o cargo de delegada permanente do Brasil junto à Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

De acordo com o relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), Mitzi da Costa nasceu em Ottawa, no Canadá, em maio de 1953. Graduou-se em Biologia pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos, em 1975, e ingressou na carreira diplomática em 1978. Trabalhou em embaixadas brasileiras na Itália e na Inglaterra e foi condecorada, em 2003, com a Medalha Ordem de Rio Branco, pelos serviços prestados à diplomacia do país.

A OACI foi criada pela Convenção de Chicago, realizada em 1944, nos Estados Unidos. Com sede em Montreal, Canadá, tem escritórios em todos os continentes. O órgão é ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) e conta  com 191 países-membros. Entre seus principais objetivos, estão o fomento à segurança contra atos de interferência e à segurança de voo; a proteção ao meio ambiente; o aperfeiçoamento das operações aéreas; e o fortalecimento da legislação relacionada à aviação civil.

O Brasil é hoje o 10º maior mercado mundial no setor de aviação e, segundo projeções, poderá tornar-se o 5º maior mercado em 20 anos, além de ser sede de uma importante empresa fabricante de aeronaves, a Embraer.

Relatórios

Na mesma reunião, a CRE começa a analisar quatro indicações para embaixadas. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)  relata a indicação de José Marcos Nogueira Viana para ser embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe. O senador Jorge Viana (PT-AC) é o relator da indicação de Raul de Taunay para a embaixada brasileira no Congo, cumulativamente com a representação na República Centro-Africana.

A indicação de José Carlos de Araujo Leitão para a embaixada em Cabo Verde será relatada pelo senador Valdir Raupp. Já a indicação de João Inácio Oswald Padilha para embaixador no Chipre tem como relator o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)