José Medeiros se diz contrário à convocação de novas eleições

Da Redação | 25/04/2016, 21h40

O senador José Medeiros (PSD-MT) se declarou contrário à proposta de emenda à Constituição que propõe a antecipação das eleições presidenciais para este ano, junto com as eleições municipais. Para ele, a iniciativa tornaria o Brasil menor como nação, ao contrário do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, que está sendo analisado pelo Senado.

A convocação de novas eleições fora do prazo previsto na Constituição, disse o senador, atenta contra o princípio republicano, que prevê a periodicidade dos mandatos.

Ele também rebateu declarações de opositores do impeachment de que o vice-presidente Michel Temer não teria legitimidade para assumir a presidência. Na visão do senador, quem tenta insinuar essa falta de legitimidade atenta contra a democracia.

— A verdade é cristalina e irrefutável: o vice-presidente é eleito juntamente com o presidente da República, o que faz com que os mais de 54 milhões de votos recebidos pela Presidente Dilma nas ultimas eleições sejam também do Vice-Presidente Michel Temer. Ele é tão legítimo quanto ela no cargo que ocupa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)