Plenário aprova indicações de embaixadores para África do Sul, Mauritânia e Timor Leste

Da Redação | 19/04/2016, 20h00

Por 54 votos favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção, o Plenário aprovou nesta terça (19) a indicação do diplomata Nedilson Ricardo Jorge para exercer o cargo de embaixador do Brasil na África do Sul e, cumulativamente, no Reino de Lesoto e na República de Maurício. A aprovação será comunicada à Presidência da República.

Também foram aprovadas as indicações do diplomata Leonardo Carvalho Monteiro para a embaixada do Brasil na Mauritânia (59 votos favoráveis e dois votos contrários) e do diplomata Aldemo Serafim Júnior para a embaixada do Brasil no Timor Leste (49 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção).

No dia 14, durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nedilson avaliou que a entrada em vigor do Acordo de Preferências Comerciais entre o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (Sacu), em 1º de abril, deverá abrir novas perspectivas para o relacionamento econômico entre as duas regiões.

De acordo com o diplomata, o acordo permitirá melhor acesso da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela a um mercado estimado em 65 milhões de consumidores da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Suazilândia.

Mauritânia

Formado em Letras pela Universidade Mackenzie-SP, Leonardo Carvalho Monteiro serviu nas embaixadas em Copenhague, Wellington e Varsóvia e atuou como cônsul-geral adjunto no Consulado Geral em Ciudad del Este, Barcelona e Paris. Em Jacarta, desempenhava, desde 2014, a função de ministro-conselheiro e encarregado de negócios. Agora, vai ocupar a embaixada brasileira na República Islâmica da Mauritânia, país localizado no noroeste da África, com uma população de quase 4 milhões de habitantes.

Timor Leste

Aldemo Serafim Júnior é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e exerceu funções no Ministério da Cultura, como secretário-executivo da Comissão Organizadora do Centenário do Presidente Juscelino Kubitschek, e no Ministério das Comunicações, como chefe da Assessoria Internacional do gabinete do ministro. Foi Encarregado de Negócios nas embaixadas em Argel e em Lomé, tendo exercido funções também na delegação junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Será embaixador em Timor Leste, um dos países mais jovens do mundo, localizado na ilha de Timor, no Sudeste Asiático, e integrante da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)