Lídice da Mata pede eleições antecipadas para presidente

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/04/2016, 18h02

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu nesta terça-feira (19), em Plenário, a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição para que sejam feitas novas eleições presidenciais em outubro deste ano. Ela está entre os seis senadores de diferentes partidos que colhem assinaturas para apresentar a proposta. As eleições antecipadas seriam uma alternativa ao processo de impeachment da presidente Dilam Rousseff, que está sendo analisado pelo Senado.

— Pode ser, sim, uma saída para um momento político que vivemos, que não implique em apostar em um caminho que não é capaz de responder à insatisfação e ao tamanho da crise que vivemos. Um tamanho que exige legitimidade no poder, que exige um governo que tenha força política para tratar das questões de todo povo brasileiro nesse momento para a saída da crise — reforçou.

Lídice rebateu as críticas de que a proposta seria uma maneira de lançar uma "cortina de fumaça" sobre o processo de impedimento. Segundo a senadora, essa alternativa já estava em discussão antes da Câmara dos Deputados ter admitido a continuidade do processo. Para ela, líderes políticos não devem mudar de ideia de acordo com aquilo que os favorece, mas têm de votar de acordo com a consciência, sem pressão.

A senadora disse ainda esperar que a análise do processo de impeachment no Senado ocorra de forma tranquila, com uma postura mais madura que a apresentada por alguns parlamentares na Câmara dos Deputados. Na sua opinião, muitos deles trataram com chacota e ironia um episódio lamentável para o Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)