Senado padroniza coleta de dados para melhorar controle de gastos

Da Redação | 11/04/2016, 10h13

O Senado iniciou a publicação na intranet de relatório mensal sobre as principais despesas da Casa. O documento mostra em números o consumo de papel, energia elétrica, água, combustível, telefone, chapas de impressão e tintas. Também indicará o número de dias de licenças médicas e a porcentagem de absentismo entre os servidores efetivos e comissionados da Casa.

As informações já existiam, mas passaram a ser sistematizadas pelo Escritório Corporativo de Governança e Gestão Estratégica (eGov) no início deste ano. Até então, a coleta das informações não era padronizada. A medida visa facilitar o acesso aos dados, dar transparência à informação e contribuir com a administração da Casa na redução de gastos, segundo o coordenador do eGov, José Henrique Varanda.

— A gente quis padronizar, sistematizar, tornar a coleta desses dados frequente, previsível e com uma metodologia estruturada, para que a informação chegue com mais qualidade — disse Varanda.

Conforme o coordenador, a publicação possibilitará a contribuição de todos ao avaliar as informações e garantir que estejam corretas, “visto que ainda se trata de processos manuais de conferência e lançamento”.

Os relatórios incluem também os dados mensais referentes a 2015 e os dados anuais de 2012, 2013, 2014. Com isso, já é possível verificar que nos meses de janeiro e fevereiro de 2016 o Senado economizou mais de 20 mil litros de combustível, se comparados ao mesmo período do ano passado.

— O relatório dá um panorama geral. Para saber o que está acontecendo, é preciso investigar os dados detalhados, mas a planilha já dá um alerta sobre possíveis situações estranhas ou favoráveis — explicou o servidor Adriano Torres, do eGov.

No relatório também será possível incluir observações sobre alterações bruscas no comportamento dos dados. É o caso, por exemplo, do mês de dezembro, em que os gastos com os Correios aumentam devido às felicitações de final de ano. Por ocorrerem picos em determinados períodos, as observações são necessárias para explicar de antemão as mudanças, ressaltou Adriano Torres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senado Transparente Transparência