Senado homenageia Ordem DeMolay

Da Redação | 21/03/2016, 13h32

O Senado promoveu nesta segunda-feira (21) sessão especial para comemorar o Dia Nacional da Ordem DeMolay, organização juvenil que tem a proposta de transformar jovens entre 12 e 21 anos de idade em bons cidadãos e líderes da sociedade. O respeito às leis e a convivência em harmonia foram exaltados durante a homenagem.

— Nos tempos atuais, percebemos o quanto a nossa sociedade necessita de instituições como a Ordem DeMolay, que valorizam a ética e o bom caráter, o respeito às leis; que ensina que os pretensos fins não justificam os meios — disse o mestre nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, Thiago Rijo.

A sessão também homenageou o Conselho Supremo da organização, que existe há 12 anos no país. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou que a instituição busca criar pessoas que sirvam de modelo a ser seguido por outros jovens.

— Os DeMolays assumem o dever cívico de defesa dos baluartes de nossa sociedade: as liberdades civis, políticas e intelectuais — destacou Raupp, que presidiu a sessão.

Fundada em 18 de março de 1919 nos Estados Unidos, a Ordem DeMolay, dirigida por maçons, é considerada a maior organização juvenil do mundo. Mais de 2,5 milhões de jovens já passaram pela organização que atualmente está presente em 26 países. No Brasil, a Ordem Demolay tem representações em todos os estados e no Distrito Federal.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) lembrou que a maçonaria foi personagem importante durante transformações sociais pelas quais passou o Brasil como a abolição da escravatura e a Proclamação da República. Cristovam conclamou a juventude maçônica a encabeçar agora a luta por uma escola de qualidade para todos:

— Que a maçonaria se transforme num elemento central da luta para que, no Brasil, o filho do pobre estude numa escola tão boa quanto o filho do rico. Não pode haver desigualdade na saúde, nem na educação. E a desigualdade na saúde vem da desigualdade na educação, que é a mãe de todas as desigualdades e é a mãe de todos os atrasos.

Também participaram da sessão especial, entre outros, o mestre conselheiro nacional adjunto do Supremo Conselho da Ordem DeMolay, Vitor Hugo da Silva; o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Cassiano Teixeira de Moraes; e o mestre adjunto em exercício do Grande Oriente do Brasil Federal, Reginaldo Gusmão de Albuquerque.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)