Dia Internacional da Síndrome de Down é marcado no Senado por abertura de seminário

Da Rádio Senado | 21/03/2016, 20h32

Estudantes, pessoas com síndrome de Down, professores e membros de instituições encheram o Auditório Petrônio Portela do Senado na abertura do seminário “21 Horas pela Inclusão”. Por iniciativa da Comissão de Educação, o dia 21 de março, que o é Dia Internacional da Síndrome de Down, marcou a abertura de uma programação de três dias com palestras e oficinas.

Os trabalhos promovem a inclusão, voltada para a acessibilidade, comunicação e comportamento. Participaram da abertura o embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons. Eles falaram sobre os avanços da inclusão no país, e esperam que as Paralimpíadas de 2016 no Brasil reforcem o tema assim como as de 2012, na Grã-Bretanha.

— É fundamental que a pessoa com síndrome de Down esteja inserida em todos os contextos da sociedade, e tenha todos os contextos da sociedade. E acho que a Lei Brasileira da Inclusão traz cidadania, porque traz respeito às pessoas com deficiência em nosso país — disse Parsons.

Durante o evento também foi lançado o livro “O Mundo de Ivy: 11 anos de uma Downzinha muito feliz”. A obra é uma autobiografia de Ivy Faria, filha do senador Romário (PSB-RJ), e mostra de forma ilustrada como é crescer com Síndrome de Down pela perspectiva de uma criança. Emocionado, o senador contou que a história da filha o incentivou a lutar pela inclusão das pessoas com deficiência.

— O livro é a concretização do sonho deste pai que desejou compartilhar com outras pessoas o mundo da Ivy. Nossa luta é para que toda pessoa com Síndrome de Down tenha respeito e garantia dos seus direitos e tenha, acima de tudo, o reconhecimento da sociedade que nos cerca.

Na ocasião, os participantes também puderam assistir apresentações do grupo musical Surdodum, e do grupo de dança Arte em Movimento, da Associação Pestalozzi do Distrito Federal. A programação segue com atividades e oficinas relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência. Para se inscrever e obter outras informações, acesse o site interlegis.leg.br/eventos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)