Paulo Paim pede salários iguais para homens e mulheres

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/03/2016, 16h33

O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (8), em Plenário, que espera uma festa no Brasil quando for aprovada e sancionada a lei que prevê salários iguais para homens e mulheres. Ao criticar a demora na tramitação do projeto (PLC 130/2011) que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Paim observou que o desnível entre os sexos é encoberto por igualdades formais que não se traduzem na prática.

Segundo o senador, continua difícil para a mulher brasileira afirmar sua importância diante da persistência do que chamou de “ranço machista” e da herança da sociedade patriarcal. Paim pediu providências para combater a violência contra a mulher, lembrando que, apesar do avanço representado pela Lei Maria da Penha, as estatísticas apontam crescimento da taxa de homicídios de mulheres.

— Vamos acabar com essa covardia. Homem que é homem não espanca uma mulher. É um covarde. As mulheres precisam ser bem tratadas, amadas, precisam estar presentes onde elas quiserem estar, com cada vez mais força em todos os espaços da sociedade — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)