Marta Suplicy defende mudanças no Simples Nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/03/2016, 18h39

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) defendeu nesta terça-feira (8) a aprovação do projeto de lei (PLC 125/2015) que prevê alterações nos limites de enquadramento das empresas optantes do Simples Nacional — regime diferenciado de tributação que beneficia microempresas e empresas de pequeno porte. A proposta já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e foi encaminhada para votação em Plenário em regime de urgência.

Segundo a senadora, que foi relatora da matéria na CAE, as mudanças nas regras poderiam beneficiar as empresas já existentes e estimular as pessoas que perderam seus empregos nos últimos meses a abrirem o seu próprio negócio.

Conforme explicou a senadora, as receitas geradas pelas empresas contempladas pelo Simples Nacional em 2015 aumentaram 2,92% quando comparadas com os valores de 2014. No mesmo período, as receitas administradas pela Receita Federal caíram 4,66%.

E esses números, segundo Marta Suplicy, mostram que estimular os micro e pequenos empreendedores, reduzindo a burocracia, pode ser a saída para a crise econômica.

— Este país precisa de menos imposto e precisa de mais empregos. Não podemos sufocar essa possibilidade, mantendo a situação que aí está. Muitos estão fechando num momento em que não deveriam estar fechando — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)