Jorge Viana considera condução coercitiva de Lula como ato 'ilegal e criminoso'

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/03/2016, 20h10

O senador Jorge Viana (PT-AC) manifestou sua preocupação com as consequências da condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um ato que classificou como "ilegal e criminoso". Ao citar o posicionamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, o senador ressaltou que Lula não oferecia resistência a colaborar com as autoridades e já tinha prestado quatro depoimentos espontaneamente, situação que tornava a condução coercitiva uma atitude "medieval, perigosa e irresponsável". Jorge Viana também observou que o ministro do STF Gilmar Mendes criticou a “vulgarização” das operações da Polícia Federal.

Na opinião do senador, a condução coercitiva de Lula constitui confissão de culpa da elite brasileira, que buscaria pôr uma “cortina” sobre as realizações do ex-presidente. Jorge Viana cobrou apoio a todas as investigações da Lava-Jato, mas sublinhou que não é possível confundir combate à corrupção com ações partidarizadas que possam causar abalo à ordem social.

- Este país está caminhando para ter sangue nas ruas. Este país está caminhando para jogar brasileiro contra brasileiro. Neste país está se plantando vento e vai se colher tempestade. As pessoas não estão mais se tolerando umas às outras. A semente do ódio germinou. Isso é péssimo - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana