Lídice da Mata pede ao governo o fortalecimento da Ceplac

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/03/2016, 21h21 - ATUALIZADO EM 01/03/2016, 22h26

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) pediu ao governo federal que reveja mudança no Ministério da Agricultura que pode modificar a autonomia da Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Para ela, o governo deve, na verdade, promover uma reforma para o fortalecimento da Ceplac, para que a entidade possa ter autonomia orçamentária e de gestão.

Lídice da Mata ressaltou que a Ceplac atua em seis estados e alia pesquisa, extensão, capacitação e apoio ao desenvolvimento do setor cacaueiro, que envolve mais de 5 milhões de pessoas, além de 76 mil produtores em 223 municípios.

- Devemos lutar por sua modernização, fortalecer a atuação em rede para o desenvolvimento em tecnologias baseadas em pesquisa básica e aplicada, ampliar a capacidade de interagir com o setor produtivo para verticalizar a produção - vide a significativa expansão de iniciativas de produção de chocolate no sul da Bahia – e também ampliar o fomento de ações que visam a qualidade dos beneficiamentos de amêndoas, dando continuidade ao brilhante trabalho para a produção de cacau de qualidade - disse.

A senadora Lídice da Mata disse ainda disse ser contrária ao projeto aprovado na semana passada, pelo Senado, que muda as regras de exploração de petróleo da camada pré-sal.

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

  • 11h40 Impeachement: Pelo cronograma de trabalho apresentado pelo senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a votação do seu relatório na Comissão Especial do Impeachment seria em 27 de julho.
  • 11h39 CPI do HSBC: Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou no voto em separado que a CPI do HSBC "não atingiu seus objetivos" e argumenta que seu fim agora "não seria oportuno".
  • 11h32 Impeachment: O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) apresenta agora o plano de trabalho para a segunda fase da Comissão do Impeachment.