Comissões ouvirão pesquisadores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

Da Redação | 16/02/2016, 13h36

O desenvolvimento de tecnologias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, da zika e da febre chicungunha, será tema de audiência pública na quinta-feira (18), a partir das 8h, da Comissão Senado do Futuro em conjunto com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Serão ouvidos especialistas sobre as pesquisas nesse campo.

Em reunião nesta terça-feira (16), a Comissão Senado do Futuro aprovou requerimento que solicita a audiência em conjunto. O pedido foi feito pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), que preside a comissão. Ele apontou a importância de pesquisas para o desenvolvimento de vacinas e para o combate ao próprio mosquito.

Deverão participar pesquisadores da Embrapa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e da Universidade de Brasília (UnB). Por sugestão da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), será também convidado professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wellington Fagundes salientou que o combate ao Aedes aegypti talvez seja hoje o maior problema a ser enfrentado, pois já se demonstrou que o mosquito vem se adaptando às condições ambientais, inclusive começando a se reproduzir em água suja. A seu ver, as alternativas de combate também não devem se resumir ao uso de pesticidas e inseticidas, podendo passar por soluções biológicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)