UnB está perto de preencher metade das vagas com alunos da rede pública, diz Hélio José

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/02/2016, 18h25

O senador Hélio José (PMB-DF) elogiou os bons resultados dos estudantes da rede pública no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (UnB). Segundo o senador, apenas uma escola pública aprovou 54 alunos para a instituição.

Hélio José, que também estudou em escolas mantidas pelo governo, declarou-se orgulhoso dos alunos aprovados, em razão das grandes dificuldades que os estudantes da rede pública enfrentam para concluir seus estudos.

O parlamentar acrescentou que, até pouco tempo atrás, somente “endinheirados” conseguiam passar para as principais universidades federais, mas, desde a adoção do PAS como processo seletivo, a UnB está próxima de cumprir a meta legal de preencher 50% de suas vagas com estudantes vindos da rede pública.

— A universidade pública hoje não é mais um reduto somente de endinheirados. Há também pessoas vindas das classes médias e baixas. Num futuro próximo, assim espero, o ensino superior não será negado a mais ninguém por limitações econômicas — disse o senador em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (4).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)