Aloysio Nunes Ferreira pede informações do governo sobre a empresa Pré-Sal Petróleo S.A.

Da Redação | 04/02/2016, 12h49

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) protocolou nesta quinta-feira (4) na Mesa do Senado um requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia para entender a real situação da empresa Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).

Em 2013, a empresa foi criada para gerenciar e fiscalizar contratos de exploração de petróleo sob regime de partilha nos campos do pré-sal.

Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) de novembro de 2015 apontou que, diante das dificuldades financeiras e administrativas da estatal, havia "sérios riscos de se comprometer ou até inviabilizar a realização de importantes tarefas técnicas", como análise de dados de perfuração e testes de modelagem de escoamento.

Em sua solicitação, o tucano pergunta ao ministro da pasta, Eduardo Braga, se há alguma dificuldade econômica, financeira ou administrativa que possa impedir a PPSA de exercer suas atividades.

Dos R$ 50 milhões previstos para a integralização do capital social da empresa, apenas R$ 17 milhões haviam sido aplicados até dezembro de 2014. Além disso, as receitas devidas pela gestão dos contratos não vêm sendo repassadas para a estatal por falta da assinatura de um Contrato de Remuneração com o Ministério de Minas e Energia.

No relatório, o próprio TCU relata ser "perceptível o baixo envolvimento do MME na formação e no fortalecimento da atuação da PPSA".

"Por que o capital social da PPSA ainda não foi totalmente integralizado? Qual o plano para reverter o quadro econômico adverso da PPSA?", questiona o parlamentar no texto do requerimento. E acrescenta: "Por que o contrato de remuneração ainda não foi firmado, passados mais de dois anos?".

Depois de ser protocolado, a Mesa do Senado indicará um relator para a matéria. Se receber parecer favorável do relator, o requerimento será enviado ao Ministério de Minas e Energia, que terá 30 dias para encaminhar a resposta.

Com informações da assessoria do senador Aloysio Nunes Ferreira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)