Ameaça às lavouras, javalis serão tema de debate na Comissão de Agricultura

Da Redação | 17/12/2015, 10h57

Produtores do município de Campo Belo do Sul, em Santa Catarina, tiveram prejuízo de mais de 30% nas safras de milho e de soja. A destruição das lavouras tem como responsável o javali. Para debater o problema, que se estende a outras regiões do país, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quinta-feira (17) um convite à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O animal, que tem se proliferado no Brasil, não é nativo e não tem predadores naturais no país. Desde 2013, o Ibama regulamentou a caça como medida de controle populacional da espécie, mas o problema persiste, segundo Dário Berger (PMDB-SC), autor do requerimento para realização da audiência.

— O Brasil já possui vários estudos a respeito do Javali Europeu, inclusive por pesquisadores da Embrapa, os quais concluíram ser o animal uma das mais preocupantes pragas para as lavouras brasileiras no cultivo do milho e da soja. Alertam as autoridades que, pela proliferação assustadora do plantel, a agroindústria das regiões que os animais passaram a habitar, aumentará a cada ano seu prejuízo – justificou.

A audiência pública ainda será agendada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: