Controle do consumo de bebidas açucaradas é tema de audiência pública na CAS

Da Redação | 16/12/2015, 12h49

O controle do consumo de bebidas açucaradas prontas foi tema de audiência pública nesta quarta-feira (16) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A reunião foi realizada para instruir o Projeto de Lei do Senado (PLS) 8/2015, do senador José Medeiros (PPS-MT), segundo o qual as embalagens das bebidas açucaradas deverão não só informar o seu teor calórico, mas também alertar sobre os males causados pelo consumo excessivo do produto.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou que a responsabilidade de ensinar as crianças a terem uma alimentação saudável começa em casa.

- A alimentação vem da educação que a mãe dá para o filho, seja alimento saudável ou não.  A escola também é responsável por ensinar as crianças a terem uma boa alimentação - disse a senadora.

A analista técnica de políticas sociais Gisele Bortolini destacou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar seja de no máximo 10% da energia ingerida por um indivíduo.

-As principais categorias que contribuem com a ingestão de açúcar são os refrigerantes e sucos adoçados, que estão sendo consumidos de forma excessiva pela população brasileira.

De acordo com Gisele, o Ministério da Saúde lançou em 2011 um plano de enfrentamento das doenças crônicas no Brasil. Esse plano tem como meta reduzir a prevalência da obesidade em crianças, reduzir em adolescentes e deter a obesidade em adultos.

A gerente-geral de alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Thalita Lima, ressaltou a necessidade de reduzir o consumo desses alimentos.

- É preciso consumir mais frutas e outros vegetais e aumentar a prática de atividades físicas. Existem vários pontos que são levantados pela OMS para reduzir as taxas de mortalidade e morbidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)