Nelson Barbosa conta com alteração da meta fiscal de 2015

Da Redação | 02/12/2015, 16h36

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta quarta-feira (2) estar confiante de que o Congresso aprovará a alteração da meta fiscal de 2015, de forma a permitir a retomada do funcionamento usual do governo nos próximos dias.

— Estão todos confiantes de que é possível aprovar nesta semana, mas obviamente é um processo que ainda está em andamento. Então a base está mobilizada, os ministros estão mobilizados para esclarecer qualquer dúvida que eventualmente apareça nesse processo. Se não ocorrer [a alteração da meta fiscal], vamos avaliar quais ações necessárias que temos que tomar — afirmou.

Barbosa esteve reunido com o presidente do Senado, Renan Calheiros, a quem agradeceu o empenho pessoal pela aprovação do projeto, ainda em exame no Plenário da Câmara.

— A reunião foi para analisar a situação orçamentária, reforçar a importância de votar a mudança da meta de 2015, e possibilitar que a gente possa reverter o condicionamento adicional que foi adotado. E ressaltar a importância de se aprovar as metas de 2016, e dar continuidade à votação do Orçamento de 2016 — afirmou.

Barbosa também defendeu a aprovação da CPMF pelo Congresso, como forma de garantir o aumento da arrecadação do governo federal em 2016. Os R$ 10 bilhões a serem gerados com a recriação do imposto estão incluídos no relatório do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) à receita da proposta orçamentária de 2016, aprovado na terça-feira (1º) na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A recriação da CPMF é prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 140/2015, em tramitação na Câmara.

— Estamos mobilizando nossa base para tentar aprovar a CPMF o mais rápido possível. O brasil precisa de infelizmente dessa receita adicional para fazer a travessia neste tempo de queda de receita. Estamos fazendo a avaliação do relatório de receitas aprovado ontem para ver qual implicação que isso tem para o resultado fiscal do ano que vem — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)