Inclusão de oito vales de rios na área da Codevasf é aprovada na CDR

Da Redação | 02/12/2015, 16h33

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta quarta-feira (2) o substitutivo do senador Walter Pinheiro (PT-BA) ao PLS 370/2014, de Benedito de Lira (PP-AL), que inclui os vales dos Rios Paraíba, Mundaú e Jequiá – todos entre os estados de Pernambuco e Paraíba – na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O objetivo da proposta é facilitar uma ação articulada do governo federal em áreas que enfrentam crise hídrica e ambiental, beneficiando os estados de Pernambuco, Paraíba e Maranhão.

Em seu substitutivo, Walter Pinheiro também incluiu na área de atuação da Codevasf as regiões dos vales dos Rios Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu e Pericumã, que passam pelo Maranhão. A inclusão desses rios maranhenses estava prevista no PLS 85/2015, do senador Roberto Rocha (PSB-MA). Como a inclusão foi aproveitada no substitutivo de Pinheiro, o projeto de Roberto Rocha foi rejeitado.

A matéria ainda terá que passar por turno suplementar de votação antes de ser encaminhada à Câmara dos Deputados.

A CDR também aprovou o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 68/2015, que inclui, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), os vales dos rios Mucuri, em Minas Gerais, e Paraguaçu,  na Bahia, bem como o estado da Paraíba.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)