CPI do Assassinato de Jovens promove audiência pública em Cuiabá

Tércio Ribas Torres | 26/11/2015, 18h36

A CPI do Assassinato de Jovens vai promover uma audiência interativa em Cuiabá (MT), nesta sexta-feira (27), às 10h. O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, com o objetivo de debater as políticas públicas de combate à violência contra jovens no estado e poderá ser acompanhado pela internet.  Perguntas e comentários poderão ser feitos por meio do Portal e-Cidadania e do Alô Senado (0800612211).

A audiência foi requerida pelo senador José Medeiros (PPS-MT). Com base na pesquisa Mapa da Violência 2015, o senador informa que a taxa de morte na população jovem por arma de fogo no estado do Mato Grosso aumentou 11,4% em dez anos. Além disso, acrescenta Medeiros, o levantamento mostrou que em 2012, em Mato Grosso, a taxa de homicídios entre a população de negros foi 81% maior que a taxa entre brancos.

O debate deve contar com representantes da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos. A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente também devem mandar representantes.

O encontro também irá contar com debatedores do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Rondonópolis (MT) e do Instituto de Promoção Humana Papa João XXIII. A Sociedade Beneficente e Cultural de Proteção da Criança e do Adolescente, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e a Associação Espírita Wantuil de Freitas também deverão enviar representantes para o debate.

A CPI do Assassinato de Jovens, que iniciou suas atividades em junho, tem a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) como presidente e o senador Paulo Paim (PT-RS) como vice. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) é o relator da comissão, que tem até 14 de março do ano que vem para concluir seus trabalhos.

Audiências

Esta é a vigésima audiência da Comissão, sendo seis realizadas fora do Senado, nas capitais Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Natal e agora Cuiabá. Já foram ouvidos mais de 100 especialistas, pesquisadores, representantes de organizações governamentais e não governamentais e familiares de vítimas.

A presidente da CPI lembra que o Mapa da Violência 2015 revela que 42.416 pessoas morreram em 2012, vítimas de arma de fogo no Brasil, o equivalente a 116 óbitos por dia. Desse total, 94,5% foram mortes por homicídio. “Nossos jovens são as maiores vítimas”, alerta a parlamentar ao citar que, do total de mais de 42 mil óbitos por disparo de armas de fogo naquele ano, 24.882 estavam na faixa etária entre 15 e 29 anos, o equivalente a 59%.

Outro estudo aponta que os jovens negros são mais afetados por esta onda de violência: o risco de um jovem negro ser assassinado no Brasil é 2,5 vezes maior do que a de um jovem branco, de acordo com dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a Unesco. Esse levantamento mostrou que o número de jovens negros assassinados por cada 100 mil habitantes subiu de 60,5 em 2007 para 70,8 em 2012.

Entre os jovens brancos, a taxa de vítimas de homicídio também aumentou: de 26,1 para 27,8. Isso significa que 29.916 jovens foram assassinados em 2012, sendo 22.884 negros e 7.032 brancos. Em 2007, o número de jovens mortos era de 26.603, dos quais 18.860 eram negros; e 7.443, brancos. Os números confirmam outros dados apresentados em 2013 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). De acordo com o trabalho do IPEA, a cada três assassinatos no País, dois vitimam negros.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: