Renan: Senado respeitou a Constituição ao decidir sobre prisão de Delcídio em menos de 24 horas

Da Redação | 25/11/2015, 22h24

O presidente do Senado, Renan Calheiros, avaliou que a Casa viveu nesta quarta-feira (25) um dos dias mais dolorosos da sua história por ter que decidir se a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) deveria ser revogada ou mantida. Ainda assim, segundo Renan, os senadores cumpriram o que manda a Constituição e, em menos de 24 horas, deram a resposta. Por 59 votos a favor, 13 contra e uma abstenção, os senadores aprovaram a continuidade da prisão do parlamentar do PT.

- Rapidamente nós decidimos e o resultado foi a manutenção da decisão do Supremo Tribunal Federal. É evidente que um assunto como esse, que pela primeira vez acontece na República, acaba tendo posições divergentes. Acho que para o Brasil melhorar, o Executivo tem que ser cada vez mais Executivo, o Legislativo tem que ser cada vez mais Legislativo e o Judiciário tem que ser cada vez mais Judiciário - defendeu Renan.

Ao mesmo tempo que defendeu o fortalecimento dos Poderes da República, Renan Calheiros advogou a importância da independência de cada um deles.

- O equilíbrio entre os poderes é fundamental para a democracia. Quando o arquiteto fez a Praça dos Três Poderes não colocou um poder no centro. Cada um fica em um lado da praça. É esse o equilíbrio que precisamos manter. Fundamentalmente, a democracia depende disso.

Voto aberto

O senador Renan Calheiros também disse que, a partir de agora, serão abertas as votações para decidir se prisões de senadores em exercício de mandato são constitucionais. O Regimento Interno do Senado prevê que elas devem ser secretas, mas a maioria dos senadores defendeu o contrário.

-  Nós já avançamos com a ampliação das modalidades de voto aberto. Essa não estava incluída, mas hoje, com a deliberação da maioria do Senado Federal, ela passa a valer - explicou Renan.

Renan Calheiros disse ainda que é prematura qualquer informação sobre quais serão os próximos passos quanto ao futuro do senador Delcídio do Amaral como representante de Mato Grosso do Sul no Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: