Bancada feminina do Congresso inicia campanha pelo fim da violência contra a mulher

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/11/2015, 20h26

A bancada feminina do Congresso Nacional iniciou a campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A ideia é debater medidas de combate à violência e ampliar os espaços de discussão com a sociedade.

Um desses instrumentos foi o lançamento do blog mulheresnocongresso.com, pela Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, que vai divulgar os trabalhos do colegiado.

Para a presidente da Comissão, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), os enfrentamentos são muitos e incluem inclusive o combate à discriminação racial. Ela afirma que 66% dos assassinatos contra mulher são em relação à mulher negra.

— Nós vamos, a partir desses dados, focar em questões mais pontuais para obter maiores resultados. Mas está muito claro para nós que o problema não é mais a lei, é a prevenção. É mudar a mentalidade dos jovens brasileiros, é a mudança de paradigma para que possamos ter jovens menos violentos — afirmou.

Para o sociólogo Júlio Jacobo, autor do estudo “Mapa da Violência 2015: Homicídio de Mulheres no Brasil”, o conservadorismo é o grande empecilho para situações como as reveladas na pesquisa, que mostram o assassinato de 13 mulheres por dia no país.

— Estamos sofrendo uma reação conservadora também com o tema da mulher, o homem está reagindo muito violentamente à emancipação, à mobilização da mulher.

A campanha de 16 dias de ativismo vai de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)