Senado repudia terrorismo e manifesta solidariedade a povos alvos de ataques

Da Redação | 20/11/2015, 18h36

O Senado aprovou requerimento da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) que repudia todas as formas de terrorismo.  Os senadores também ressaltaram a necessidade de redobrar esforços internacionais, inclusive diplomáticos e militares, na prevenção do terrorismo e combate às ações de grupos que desrespeitam os mais básicos princípios e valores da Humanidade.

No requerimento, os parlamentares ainda apresentaram voto de solidariedade aos povos francês, libanês e turco diante dos atentados ocorridos em Paris, Beirute e Ancara.

Durante a votação da matéria, na quinta-feira (19), o presidente do Senado, Renan Calheiros, leu em plenário a carta que enviou ao  presidente  do Senado francês, Gerard Larcher, no sábado passado.

Na carta, Renan se solidariza com o governo e o povo franceses e condena os atentados terroristas ocorridos em Paris.

O presidente da CRE é o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que foi o relator do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 101/2015, que tipifica o crime de terrorismo. O projeto, aprovado pelo Senado no dia 28 de outubro, prevê pena de reclusão de 16 a 24 anos em regime fechado para quem praticar o ato. Mas se o crime resultar em morte, a reclusão será de 24 a 30 anos.

O texto aprovado pelos senadores terá que ser analisado novamente pelos deputados, antes de ser transformado em lei.

A condenação aos atos terroristas em Paris também foi destaque no Plenário do Senado no início da semana. A maioria dos parlamentares que usaram a tribuna na segunda-feira passada (16) falou sobre o assunto, além de cobrar a responsabilização dos culpados pela tragédia em Mariana (MG), que atinge também o estado do Espírito Santo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)