Participante do Programa Jovem Senador quer aulas sobre robótica

Da Redação | 18/11/2015, 17h24

O estudante da Paraíba Antonio Gomes da Silva Junior, participante do Programa Jovem Senador, quer apresentar um "projeto" para criação de núcleos tecnológicos regionais com aulas de robótica, para estimular alunos da rede pública.

Até a próxima sexta-feira (20), ele e outros 26 estudantes, um de cada estado da federação e um do Distrito Federal, têm a oportunidade de acompanhar o trabalho legislativo participando de reuniões de comissões e sessões do Plenário. Sugestões dos jovens senadores podem ser assumidas pelos senadores, analisadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e transformadas em projetos de lei.

Esse é o caso da PEC 26/2012, oriunda da Sugestão 5/2011, do "jovem senador" de 2010 Alex Uilian Alencar, que dispõe sobre a obrigatoriedade de aplicação de recursos mínimos nas ações de segurança pública e a instituição de programa de valorização dos policiais. A proposta foi incluída na Agenda Brasil, que propõe soluções para o desenvolvimento nacional.

Antônio Gomes da Silva Júnior, que considera importante o envolvimento dos jovens na política, disse que esta tarefa não é cumprida adequadamente pelas escolas.

— Voltarei para influenciar meus amigos a participarem ativamente das políticas públicas do nosso país — disse o estudante, que ressaltou a importância de oportunidades como a oferecida pelo Senado aos jovens.

Antônio Gomes da Silva Júnior disse que os jovens devem participar do projeto, aproveitando a oportunidade de saber como funciona a política e de conhecer o trabalho dos senadores e dos deputados federais.

Esta é  a segunda vez que Antonio Gomes da Silva Junior vem a Brasília receber uma premiação como recompensa pela dedicação aos estudos. A primeira viagem do estudante foi em 2013, quando apresentou projeto escolar sobre sustentabilidade na 4ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Mas Antonio garante:

— Ser jovem senador é ainda mais emocionante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Jovem Senador