CMA discute instalação de linha de alta tensão em bairro residencial de Goiânia

Da Redação | 18/11/2015, 16h22

As obras de instalação da linha de transmissão elétrica da subestação Carajás, em Goiânia (GO), serão discutidas nesta quinta-feira (19) em audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A obra chegou a ser interrompida no ano passado, mas, em maio deste ano, um termo de ajuste de conduta firmado entre o Ministério Público de Goiás com a Celg Distribuição, o município de Goiânia e a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) permitiu sua continuidade.

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), autor do requerimento para discussão da obra, questiona a concordância da população neste acordo e alerta que a instalação das linhas de energia pode resultar em “grave dano à saúde” aos habitantes da região.

— De acordo com os próprios moradores, há estudos da Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Nacional do Câncer que apontam a alta incidência de câncer em regiões próximas às linhas. A população de Goiânia precisa receber esclarecimentos definitivos da Eletrobras sobre a insistência da Celg em manter o projeto — cobrou.

Para debater o caso, estarão presentes o diretor de Transmissão da Celg Distribuição S.A, Humberto Eustáquio Tavares Correa; os integrantes do Movimento “Diga não à rede de alta tensão” Marcelo Heleno Coelho de Souza, Maria Lúcia Cassiano e Flávio Augusto Corrêa; e um representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A audiência terá início às 9h no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)