Lúcia Vânia espera que o Consórcio Brasil Central contribua para desenvolvimento da região

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/11/2015, 19h06

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) manifestou sua expectativa que o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central - que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e o Distrito Federal - estimule a colaboração de seus integrantes por meio de ações complementares.

O bloco econômico e político foi recém-criado pelos governadores estaduais e do DF. Lucia Vânia entende que o consórcio deve contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de financiamento de setores produtivos, como a indústria, o setor de serviços e a agropecuária. A senadora enumerou ainda entre as ações do consórcio melhorias em infraestrutura, educação, empreendedorismo, inovação, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Para a senadora, o ideal é que haja integração entre os trabalhos do consórcio e da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por meio do Fundos do Centro-Oeste (FCO) e de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCDO).

Ao defender mais recursos para os fundos vinculados à Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Lúcia Vânia afirmou que é preciso, também, revisar o pacto federativo, de modo que os estados da região não fiquem dependentes do dinheiro dos fundos.

— Não resolveremos as situações precárias de saneamento básico, de segurança pública, de saúde e educação se não promovermos uma profunda revisão do pacto federativo. Estou convencida de que a questão do desenvolvimento regional deve ser concebida de forma ampla e integrada para que leve em consideração a complementariedade e o potencial de cada região, como fica muito evidente, por exemplo, nos municípios goianos do entorno de Brasília — disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)