Jorge Viana defende parcerias da comunidade científica com a sociedade

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/11/2015, 17h43

Durante sua viagem ao Acre no último fim de semana, o senador Jorge Viana (PT-AC) participou de audiência pública para discutir com a comunidade científica do estado o projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 85.

Essa emenda instituiu princípios que devem orientar a atuação do país em relação à ciência, tecnologia e inovação, estimulando parcerias entre entidades privadas e públicas para incrementar o setor.

Segundo ele, um dos entraves que impedem o desenvolvimento do setor é o isolamento da comunidade científica do restante da sociedade.

Jorge Viana ainda relatou reunião com representantes de entidades públicas e da sociedade civil do Peru, Bolívia e Brasil na região da fronteira entre esses três países.

Na ocasião, disse o senador, os participantes discutiram as mudanças climáticas e os efeitos econômicos e sociais do aquecimento global nas diversas localidades.

Segundo Jorge Viana, essa região tem sofrido com as constantes cheias dos rios. E isso pode ser atribuído aos efeitos da atividade humana no clima.

Por isso, o senador fez um alerta: a humanidade está correndo risco de não mais existir caso o padrão de consumo permaneça o mesmo que existe hoje.

— Ninguém pode fazer as contas de quanto sairia para a economia mundial o custo de uma adaptação à mudança do clima. A solução melhor que nós temos é a redução das emissões dos gases de efeito estufa para que o aumento da temperatura não passe de dois graus.

Energia elétrica

Viana relatou também outra audiência pública realizada para discutir os constantes "apagões" de energia elétrica que atingem o estado dele.

Segundo ele, o governo federal garantiu que, até julho de 2016, medidas irão minimizar os problemas das interrupções, com o fornecimento de energia gerada por duas turbinas das usinas de Santo Antônio e de Jirau para os estados de Rondônia e Acre.

Jorge Viana ainda comemorou a entrada em vigor da lei que isenta localidades não atendidas pelo sistema elétrico nacional das taxas referentes às bandeiras tarifárias instituídas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

— A partir de agora vamos ter uma redução na conta de luz de quem vive em Santa Rosa, no Jordão, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Taumaturgo, Porto Valter, Manso Lima, Rodrigues Alves. Isso é importante para nós acrianos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)