Humberto Costa alerta para aumento na violência contra mulheres

Da Redação | 10/11/2015, 20h46

Em discurso nesta terça-feira (10), o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que todas as pessoas devem assumir o combate à violência contra mulheres. Ele mencionou o Mapa da Violência 2015 – Homicídio de Mulheres no Brasil, que aponta, em sua opinião, que um “processo de dizimação das mulheres” está em curso.

De acordo com o estudo, disse o senador, o homicídio contra mulheres negras aumentou 54% nos últimos 10 anos, enquanto, no mesmo período, os assassinatos de mulheres brancas diminuíram 9,8%. Além disso, o mapa mostrou que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. Para Humberto Costa, esse é um “quadro dantesco da realidade brasileira”.

Entre 1980 e 2013, informou o senador ao citar mais dados do mapa, mais de 100 mil mulheres foram vítimas de assassinatos, 4.762 apenas em 2013. Humberto disse ainda que o Brasil é o quinto colocado de 83 países no “ranking nefasto” das nações com mais assassinatos de mulheres.

— O combate a essa violência deve ser assumido por todos, diariamente, em todos os nossos atos, e deve ser ensinado para nossos filhos — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)