Plenário aprova indicação de embaixadores da Indonésia e do Sri Lanka

Da Redação | 27/10/2015, 18h30

O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a indicação dos diplomatas Rubem Antonio Correa Barbosa para embaixador do Brasil na Indonésia e Elizabeth-Sophie Mazzella di Bosco Balsa para representar o Brasil no Sri Lanka e, cumulativamente, na República das Maldivas. As nomeações vão agora à promulgação da Presidência da República.

Indonésia

Aprovado com 56 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção, o ministro Rubem Barbosa é graduado em Ciências Jurídicas pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. Ingressou na carreira diplomática em 1974 e, desde então, passou por cargos de destaque nas embaixadas brasileiras em Portugal, Colômbia e Austrália.

Ao ser sabatinado pelos senadores na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), na semana passada, Barbosa afirmou esperar que a ratificação de seu nome e a entrega das credenciais ao governo da Indonésia signifiquem uma “virada de página” na crise entre o Brasil e aquele país no início deste ano.

Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff recusou-se a receber as credenciais do embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, depois da execução pelo governo indonésio dos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira, em janeiro, e Rodrigo Gularte, em abril. Eles foram condenados por tráfico de drogas, crime que leva à pena capital naquele país.

Durante a sabatina na CRE, Barbosa defendeu o acordo na área da Defesa que está sendo negociado entre os dois países.

Sri Lanka

Também sabatinada pela CRE na semana passada, a ministra Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa, indicada para a embaixada do Brasil no Sri Lanka, disse aos senadores identificar um grande potencial de incremento comercial entre o Brasil e o Sri Lanka, com a consolidação do processo de paz naquele país.

A guerra civil encerrou-se em 2009 e, segunda a diplomata, o Sri Lanka vem se abrindo para investimentos estrangeiros, buscando a recuperação da infraestrutura em áreas como portos, aeroportos, energia e plataformas digitais.

Elizabeth-Sophie Mazzella Di Bosco Balsa é formada em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas e Sociais da Universidade de Genebra, Suíça, e ingressou na carreira diplomática em 1982. Desempenhou diversas funções, como conselheira na embaixada brasileira na Rússia, chefe da divisão de Europa II do MRE e, desde 2011, era ministra-conselheira na embaixada do Brasil em Haia, Holanda.

Segundo ela, o PIB do Sri Lanka cresce entre 6% e 8% por ano e o país também tem investido bastante na área do turismo.

Aprovada com 57 votos favoráveis, dois votos contrários e uma abstenção, Elizabeth-Sophie vai acumular também a representação na República das Maldivas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)