Ao lembrar Dia das Crianças, Paim ressalta a importância do carinho para gerar adultos saudáveis

Da Redação | 09/10/2015, 10h36

Em discurso nesta sexta-feira (9), o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou a passagem do Dia das Crianças, celebrado na próxima segunda-feira (12). Segundo o senador, essa é uma excelente ocasião para refletir sobre a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento humano.

Ele citou estudos patrocinados por entidades de apoio à infância que destacam o quanto o sentimento de proteção, carinho e acolhimento dos pais na infância gera indivíduos mais seguros e preparados para as pressões da vida adulta. Abraços, beijos e manifestações de afeto têm efeito em longo prazo, ressaltou.

— Uma infância feliz e cheia de afeto é fundamental para o desenvolvimento de adultos mais capazes e saudáveis no campo fisiológico e no mental — afirmou.

Por outro lado, Paim citou as consequências nefastas do abandono, da falta de carinho e de abusos contra as crianças, principalmente o sexual, em sua maioria cometido por pais, padrastos e amigos da família, quase sempre pessoas muito próximas. O parlamentar lamentou o quanto ainda falta para “sermos uma sociedade que trata com carinho devido os nossos filhos”.

O senador também demonstrou sua indignação por dois fatos que tiveram grande repercussão na mídia esta semana. Ele condenou a atitude de um vereador de Entre-Ijuís (RS), que chicoteou um agente de trânsito por ter compartilhado uma fotografia das redes sociais mostrando o carro do parlamentar ocupando uma vaga para deficientes físicos, em frente à Câmara Municipal. O ato, segundo o parlamentar, foi denunciado na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e nas comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado.

Paim também demonstrou sua solidariedade ao motorista do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que recebeu um tapa de um deputado federal após uma discussão na pista em frente ao Congresso. O senador ressaltou que políticos “não são melhores que o povo para dar tapas ou chicotadas nos cidadãos".

A Controladoria-Geral da União (CGU) e seu papel fiscalizador também foram saudados por Paim em seu discurso. Para o parlamentar, a CGU cumpre papel fundamental no combate a impunidade e corrupção. A entidade recuperou R$ 14 bilhões desviados dos cofres públicos nos últimos anos, além de punir servidores públicos por envolvimento em corrupção, tudo isso com o quarto menor orçamento do governo. O senador defendeu que a CGU seja mantida com status de ministério.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)