Eunício Oliveira protesta contra a má qualidade da água dos carros-pipa no CE

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/10/2015, 17h20

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que a seca no Ceará, que esse ano tem se revelado trágica e que deve ser agravada no ano que vem devido ao  fenômeno conhecido como El Nino, não é o único problema no estado.

Segundo o senador, 1,3 milhão de cearenses recebem água de carros-pipa, mas, como não é destinada verba para verificar a  qualidade da água, que muitas vezes só recebe como tratamento a aplicação de pastilhas de cloro diretamente nos tanques, pessoas estão morrendo por consumir  água contaminada.

Eunício Oliveira disse, citando dados do Ministério da Saúde, que nos últimos dez anos mais de 3 mil pessoas morreram de doenças diarreicas no Ceará. E só nos quatro primeiros meses deste ano, 70 pessoas já morreram.

O senador informou que mais de mil e 400 pipeiros recolhem a água em estado bruto dos 153 reservatórios e saem abastecendo a população que fica exposta à contaminação. Ele acrescentou que o governo do estado não faz nada para tratar essa água:

- Por que o governo do estado não faz as análises rotineiras dessa água? Ou se faz, por que não as divulga? Os cearenses estão morrendo devido ao descaso com a qualidade da água que lhes é oferecida, principalmente a população mais carente - protestou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Eunício Oliveira