Decisão do TCU repercute no Plenário. Governo vê golpismo, oposição celebra resultado

Da Redação e SGUEDES | 08/10/2015, 20h43

A decisão de reprovar as contas da presidente Dilma Rousseff do ano de 2014, tomada na noite de quarta-feira (7) pelo Tribunal de Contas da União (TCU),  foi o tema dominante da sessão do Senado ontem.

Durante todo o dia, integrantes da base de apoio ao governo criticaram a confirmação do parecer apresentado pelo ministro Augusto Nardes e acusaram a oposição de “golpismo”. Para os senadores governistas, “falhas formais” na prestação de contas do Executivo foram usadas para produzir um “julgamento político”.

Já os senadores que se opõem ao governo destacaram a unanimidade da decisão tomada e lembraram as derrotas sofridas pelo governo no próprio TCU e no Supremo Tribunal Federal, quando tentou adiar a votação do parecer. Eles também chamaram a atenção para o revés sofrido por Dilma no Tribunal Superior Eleitoral, que decidiu na terça-feira (7) reabrir ação de investigação eleitoral por meio da qual o PSDB pleiteia a cassação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer.

O parecer completo aprovado pelo TCU e o resultado da decisão do Tribunal de Contas da União devem ser formalmente enviados ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (9). O presidente do Senado, Renan Calheiros, já adiantou que repassará os documentos imediatamente à presidente da Comissão Mista de Orçamento, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), a quem compete indicar um integrante do colegiado para elaborar relatório sobre a decisão do TCU.

Tanto Renan quanto Rose de Freitas destacaram, em entrevistas à imprensa, que não pretendem atrasar ou dificultar a tramitação do processo de análise, reiterando, também, que a reprovação efetiva das contas do governo é uma atribuição do Congresso Nacional, que pode ou não concordar com a postura dos ministros do TCU. A corte de contas é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, conforme estabelece a Constituição.

Ferraço declara apoio a rejeição de contas do governo Dilma pelo TCU

Cássio Cunha Lima diz que o governo vai continuar errando se mantiver o discurso de golpe

Humberto Costa protesta contra rejeição das contas de Dilma pelo TCU

Jorge Viana: dificuldades econômicas dos brasileiros têm forte influência da crise política

Paulo Rocha diz que oposição incentiva o ódio e que decisão do TCU não é motivo para impeachment

Vanessa Grazziotin chama oposição de golpista

Donizeti Nogueira critica decisão do TCU e acusa oposição de golpismo

Lindbergh afirma que parecer do TCU não teve fundamentos técnicos

Requião diz que 'pedaladas fiscais' não tiveram impacto na economia real

Delcídio defende reorganização da base do governo no Congresso

Telmário Mota diz que Congresso tem responsabilidade no agravamento da crise

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)