Joinville poderá ser homenageada com título de Capital Nacional da Dança

Da Redação | 06/10/2015, 13h08

O município de Joinville, em Santa Catarina, poderá receber o título de Capital Nacional da Dança. Nesta terça-feira (6), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou projeto de lei da Câmara (PLC 88/2015) com esse objetivo. O texto foi relatado pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC).

Em seu parecer, Beber destacou vários eventos na área que justificariam o reconhecimento. Além do Festival de Dança de Joinville, que ocorre há mais de 30 anos, o município realiza a Mostra de Dança Contemporânea, o Festival Meia Ponta, a Feira da Sapatilha, o Encontro das Ruas, Rua da Dança, Palcos Abertos e Passarela da Dança.

Outra demonstração da vocação de Joinville para a dança, conforme assinalou o relator, foi a escolha da cidade para sediar a única Escola do Balé Bolshoi fora da Rússia.

“Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade”, comentou Beber.

Durante a discussão do PLC 88/2015, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reconheceu o mérito da homenagem e lembrou a atuação do senador Luiz Henrique, falecido em maio deste ano, em prol do tema. Quando era prefeito de Joinville, observou a parlamentar, ele cedeu uma área de cerca de seis mil metros quadrados para instalação da sede do Bolshoi no Brasil.

A proposta segue para votação no Plenário do Senado. Se for aprovada sem mudanças, será enviada à sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)