Ângela Portela saúda os 27 anos de criação do estado de Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2015, 15h43

A senadora Ângela Portela (PT-RR) saudou os 27 anos de Roraima, comemorados nesta segunda-feira (5). Criado pela Constituição de 1988, o estado é “jovem, promissor e tem considerável potencial para agropecuária, agronegócio e agricultura familiar”, afirmou a senadora.

Ela destacou que Roraima também tem forte potencial para o desenvolvimento intelectual do seu povo, já que o estado dispõe de 10 instituições de ensino superior e 5 institutos federais. Ângela Portela também revelou que de 6% a 8% dos roraimenses cursam o ensino superior e, em breve, o estado ganhará o primeiro instituto federal indígena do país.

A senadora lamentou, porém, que os 15 municípios de Roraima ainda enfrentem muitos problemas de infraestrutura e de serviços públicos:

— Temos problemas com a falta de estradas para garantir o escoamento da produção, ausência de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, moradia e respeito aos povos indígenas. Nesse universo de desafios que temos para enfrentar, está a questão energética. E eu tenho me posicionado inúmeras vezes, aqui no Senado, cobrando das autoridades a conclusão do Linhão de Tucuruí.

Ângela Portela falou um pouco sobre a história de Roraima, que começou com a construção do forte São Joaquim, no século 18. Já o governo Getúlio Vargas estimulou a ocupação da Amazônia entre os anos 30 e 40, criando em 1943 o Território Federal do Rio Branco, que gerou um fluxo migratório para a região. E, nos 80, o então território de Roraima foi transformado em estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)