Ângela Portela defende construção do linhão do Tucuruí para Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/09/2015, 17h22

A senadora Ângela Portela (PT-RR) pediu nesta terça-feira (15) ao governo que resolva logo os entraves que levaram a concessionária Transnorte de Energia S.A. a desistir da construção do linhão de Tucuruí que vai ligar a capital de Roraima, Boa Vista, ao Sistema Interligado Nacional de Energia.

Ela explicou que, na justificativa apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a desistência, a Transnorte alegou problemas no licenciamento ambiental necessário à obra e questões jurídicas.

Segundo  a senadora, o entrave jurídico é a decisão da Justiça Federal que anulou o edital do trecho do linhão, que levaria energia de Tucuruí a Roraima, porque os indígenas Waimiri-Atroari não foram consultados sobre a obra, que passaria por suas terras.

Ângela Portela reclamou que Roraima já vive em total precariedade energética, com constantes quedas de luz e apagões, além do alto preço da energia. Essa situação piora com a desistência da Transnorte de construir o linhão, afirmou a senadora.

— Digo isso porque a desistência da concessionária agrava o quadro energético, na medida em que poderá atrasar em pelo menos três  anos o início das obras que tanto almejamos e porque tanto lutamos para que seja concluída. E convenhamos: o atraso de uma obra como o linhão de Tucuruí significa atraso no desenvolvimento em pelo menos uma década.

Pacote do governo

Ângela Portela também manifestou apoio ao pacote de medidas anunciadas pelo governo para cortar despesas e arrecadar mais. Ela disse esperar apoio do Congresso e disse ter expectativa de que as medidas sejam aprovadas logo, para que o país volte a crescer.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)