Mais Mulheres na Política é lançada em Recife

Da Redação | 04/09/2015, 18h21

Dezenas de lideranças políticas participaram, na noite de quinta-feira (3), em Recife, do lançamento estadual da campanha em favor da igualdade de gênero na representação política feminina no Parlamento brasileiro, iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado e da Secretaria de Mulheres da Câmara dos Deputados.

O movimento, iniciado em março deste ano por senadoras e deputadas federais, já percorreu todas as regiões do país e ganhou força com a aprovação, em primeiro turno, no plenário do Senado, da PEC da Mulher (PEC 98/2015), que garante a reserva escalonada de vagas para mulheres no pleito seguinte ao da sanção da proposta. Serão 10%, de cadeiras nas primeiras eleições, seguidas de 12% e 16% de vagas nas eleições seguintes.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado, saudou as parlamentares, prefeitas e lideranças políticas que estiveram no Palácio das Princesas e, ao defender o equilíbrio entre os gêneros na política, assim como em todos as áreas, disse que a sub-representação da mulher não pode continuar sendo tolerada pela sociedade.

— Não aceitamos mais sermos tratadas como seres inferiores. Vamos ocupar o espaço que nos é de direito. Estamos em um momento muito favorável de apoio à PEC da Mulher, já aprovada em primeiro turno no Plenário do Senado e que deverá ser apreciada em segundo turno na próxima semana —afirmou a senadora.

Além da PEC 98, Vanessa destacou o PLC 75/2015 — a reforma política, aprovada no Plenário na quarta-feira passada —, que destina 5% para criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres; garante mínimo de 5% e máximo de 15% do fundo partidário ao financiamento de campanhas de suas candidatas; e ainda aumenta o tempo da propaganda política para mulheres nos meios de comunicação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: