Jorge Viana pede fim de contribuição de empresas a campanhas eleitorais

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/09/2015, 18h40

Ao comentar sobre reforma política, o senador Jorge Viana (PT-AC) reiterou em Plenário nesta terça-feira (1º) que as doações empresariais a candidatos e a partidos devem ser proibidas. Ele também pediu apoio da Casa à sua emenda que torna crime a prática de caixa dois na política. O senador, que presidiu a comissão temporária de reforma política, apresentou emenda de Plenário ao PLC 75/2015, que está em votação e altera regras eleitorais.

Jorge Viana considera que o fim das contribuições de empresas contribuirá para a moralização das eleições, desde que seja estabelecido também um teto para doações de pessoas físicas. O senador admite que a reforma política envolve um debate “difícil, mas necessário”.

- Os milionários, os dos esquemas, vão ter dificuldade, e aqueles que fazem a luta partidária por ideal, por ideologia, por compromisso com movimentos sociais, por compromissos partidários, vão ter uma condição de apresentar suas propostas.

Passagens aéreas

Jorge Viana também comentou a audiência pública sobre custos de transporte aéreo na Amazônia, realizada hoje. Ele ressaltou que o Acre sofre com um aumento inexplicável e injusto das passagens aéreas, e as principais empresas aéreas prometem corrigir as distorções de preços que prejudicam a região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana